top of page
Foto do escritorPais do Henri

As 10 regras de etiqueta para visitar um recém-nascido na maternidade ou em casa!

Atualizado: 10 de mar. de 2019


Hoje estamos com 39 semanas e 1 dia, e por diversas vezes desde o começo da gestação tenho pensado nas possíveis situações que eu e meu esposo iremos presenciar com o nascimento do nosso filho. Acredito que é um tema bastante polêmico e que devem deixar muitos pais de cabelo em pé (risos)...


Por esse motivo andamos pesquisando em blogs diversos, o que as mães tem presenciado no dia a dia pós parto e chegamos a essa linda lista de recomendação...

Vejam as 10 regras de etiqueta para a visita ao recém nascido:

1) Evitem visitas no mesmo dia em que o bebê nasceu:

A maioria das mamães passam muitas horas em trabalho de parto e depois que os bebês nascem ficam EXAUSTAS! Dependendo da hora em que o bebê nasceu (se foi de madrugada, por exemplo) é melhor deixar a visita para o segundo dia. Claro que se você for muito íntimo ou um parente bem próximo – como vovós/ôs e titias/os – a mamãe vai lhe querer por perto, mas é sempre bom perguntar antes! Bom senso é tudo!

2) Nunca visitem a nova mamãe no período da noite:

Sabemos que muita gente trabalha e só consegue ir nesse horário, mas saibam que o recém-nascido realmente tras muita mudança na rotina e até a mamãe se acostumar demora um pouco. Portanto, a não ser que a mamãe insista bastante, visitas após às 20h nem pensar!

3) Nunca peçam para carregar o bebê no colo!

Se a nova mamãe quiser que você segure o bebê, ela vai lhe oferecer. Caso contrário, não peça.

Pedir para acordar o bebê então, NEM PENSAR! Acreditem que tem gente que pede mesmo esse absurdo. (risos)

Gosto de pensar que mães são como fêmeas lutando por suas crias. Você não vai querer mexer na toca da leoa.

4) Fotos do bebê:

Se quiserem tirar fotos do bebê, perguntem para os pais se pode! Se eles permitirem, não coloquem FLASH de jeito nenhum! E nada postar fotos em redes sociais sem a autorização dos pais.

Nós por exemplo não gostaria de ter foto do nosso filho nas redes sociais sem que soubéssemos.

5) Visita rápida:

Façam uma visita rápida: fiquem pouco tempo na maternidade ou na casa. Acredito que uma visita de até uns 40 minutos é o ideal. Se você for um parente muito próximo pode ficar o tempo que considerar necessário, só preste atenção se a mamãe não está cansada ou quer tirar uma soneca. Bebês acordam diversas vezes por dia, e o tempo que a mãe puder ter para descansar é sagrado.

6) Hora das mamadas: deixem a mamãe e bebê sozinhos!

Assim que o bebê nasce, as mamães ficam um pouco estressadas com o momento das mamadas por diversos motivos: não sabem se o leite vai descer, o início das mamadas doem demais, os seios estão extremamente grandes etc. Ou seja, não fiquem de jeito nenhum observando a mamãe dar as mamadas ao bebê! Saiam do quarto e deixem esse momento íntimo apenas entre eles!

7) Pode levar crianças?

Nos blogs que lemos, sempre aconselham que é bom ligar antes e perguntar para a mamãe, pois é uma decisão muito pessoal. Se você não tiver intimidade, melhor não levar! Vi em um blog no qual a mãe recebeu a visita de uma criança na maternidade e, no dia seguinte, descobriu que ela estava com catapora! Bom, vocês podem imaginar o desespero desses pais… Por isso, é sempre bom perguntar antes e ter certeza de que as crianças que acompanharão não estão com absolutamente nenhuma doença! Recém nascido ainda não tem todas as vacinas e o perigo não é para a visita e sim para o visitado.

8) A mamãe normalmente está bem sensível nos primeiros dias do nascimento:

Não façam comparações do tipo de parto, sobre o peso com que a criança nasceu ou sobre ter ou não que amamentar! Lembrem-se que muitas vezes QUERER não é PODER! E só quem é mãe e passou por uma gravidez sabe disso. Então, é muito deselegante quando chega alguém (normalmente aquela/e amiga /o que ainda não teve filho) dizendo sobre o tipo de parto ideal, sobre o peso ideal etc..!

9) Lembrancinhas:

Não é legal o visitante querer levar lembrancinhas para outras pessoas que não estejam na visita! Normalmente, as lembrancinhas são contadas. Com certeza a mamãe vai entregar algumas lembrancinhas extras se quiser que o visitante entregue para alguém!

10) Cheiros:

Por último, é legal não chegar com um perfume muito forte ou cheiro de cigarro (óbvio) para uma visita ao recém-nascido!

VALE LEMBRAR QUE UMA VISITA AO RECÉM NASCIDO NÃO É UMA FESTA!


Vejam também algumas ideias de presentes para levar durante a visita:

1) Flores:

Ao contrário do que os outros sites dizem, eu acho que PODE SIM levar FLORES! Toda mulher gosta desse tipo de presente! O único ponto negativo é que as flores deverão ficar do lado de fora do quarto da maternidade, pois podem causar alergias no bebê! Já se a visita for feita em casa, com certeza a mamãe deixará o presente longe do alcance do bebê e aproveitará para enfeitar a casa, o que será muito útil, pois ela ficará um bom tempo sem conseguir sair para fazer esse tipo de compra!

Só evite levar flores que são típicas de cerimônias como velório. Ninguém merece flores assim em um dia de nascimento. Trabalho em hospital e já vi cada flor que dá vontade de sair correndo (risos)

2) Chocolate:

Acho melhor evitar. Normalmente quem amamenta geralmente tem restrições de comer chocolate e outras coisinhas que possam causar cólicas no bebê.

3) Levar algum presentinho para o bebê não tem erro!

Pode ser roupinhas, acessórios, brinquedinhos, peças de enxoval etc.

4) Livro

Livro também é uma boa opção de presente para as mamães. Podem ser daqueles que ajudam a estipular a rotina, como “A Encantadora de Bebês”, por exemplo!

Bem, espero que tenham gostado...



#gravidez

#regrasdeetiqueta

#maternidade

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page