Muitas são as sensações que as mulheres sentem quando estão grávidas e dentre elas, a ansiedade talvez seja a mais forte. E a razão para tanta adrenalina circulando são várias: qual será o sexo do meu bebê, como ele é, será 100% saudável, o parto será normal ou precisarei fazer uma cesária? Entre muitos outros fatores.
1- Exercícios de alongamento direcionados para:
Região de ombros e pescoço
A. ombros para trás - realizar movimentos circulares lentos e amplos dos ombros - respiração contínua, tranquila e controlada. Esses movimentos podem ajudar a reorganizar a postura e também promover alívio da tensão.
B. região cervical - levar a cabeça para um dos lados com movimento lento. A respiração bem tranquila e controlada.
Região do quadril e pernas
A. sentada na cama - estender uma das pernas a frente e projetar levemente o tronco na direção. O movimento dever ser em amplitude confortável. Aproveite para movimentar os pés para frente e para trás.
2- Massagem com bolinha de borracha na região das costas - ombros e quadril.
Pode ser executada com movimentos circulares lentos e com leve pressão por toda a região lateral da coluna, desde cima até o quadril. Caso não haja ninguém para ajudá-la, a gestante pode sentar numa cadeira e realizar pressão suave contra a bolinha. O único inconveniente é que “ela” irá direcionar a bolinha com a mão, pegando e colocando no ponto em que desejar.
Benefícios da massagem - Promove grande alívio de dores e tensões comuns ao final da gravidez pelo peso e alterações posturais;
- Para o ombro, basta circular a bolinha sobre ele, com pressão suave, promove grande alívio.
- Passar a bolinha sobre a região superior das costas, levando para a lateral do pescoço (cervical).
3- Exercícios de soltura e relaxamento na água
Outra opção é entrar em água (piscina) para apenas relaxar ou flutuar com um espaguete ou material que promova flutuabilidade. Caso não saiba nadar pode entrar e ficar quietinha apoiada na escada ou borda ou ainda realizar caminhada suave.
#ansiedade
#gravidez