Nosso pediatra disse que o coto do cordão umbilical do bebê cai geralmente de 7 a 14 dias...
Fizemos todos os cuidados essenciais para lidar com esse pequeno pedacinho desde a maternidade. Álcool 70 a cada troca de fralda.
Ontem ele estava pendurado apenas por uma partezinha e começou a sair uma pequena secreção com sangue. Lemos e relemos e de fato quando esta para cair sai mesmo esse sanguinho. Sinceramente dá um pouco de aflição, mas foi tudo bem! Aliás, antes de cair já dá um pouco de aflição….Aquele cai não cai!!!!
Hoje, com 13 dias ele caiu. Henri realmente é de seguir a risca os limites (risos)
Mas e agora? O que fazer com o coto?
Antigamente os partos eram feitos em casa, com as parteiras. A família pegava os restos do parto e enterravam, pois era o mais correto a fazer. Com o tempo, vieram as crenças de que se o coto do umbigo fosse enterrado junto a uma roseira, a criança cresceria bonita, saudável, querida. Se enterrassem num terreno de hospital, a criança seria médico. Se enterrar junto a uma porteira de fazenda, a criança será fazendeiro. Se jogar no mar, será marinheiro, e por aí vai.
Enterrar era o mais certo, porque se jogassem no lixo e um rato o pegasse, a criança seria um ladrão, corre a lenda (Essa eu ouvi muito dizer)
Bem, crença ou não, eu sei que meu coto foi guardado, e assim, guardarei o do meu filho junto com as pulseiras da maternidade...