Sempre quis ser uma mãe que soubesse dirigir, para que meu bebe não precisasse depender do transporte público para passear ou ir em consultas. Acho fundamental ter essa independência. Graças a Deus me considero uma excelente condutora.
Durante a gravidez não me privei de manter o hábito. Lógico que tive que maneirar muito devido ao desconforto do cinto de segurança com o passar dos meses na gestação. Passei muitas vezes por passageira (risos)
Henri ama passear de carro desde os primeiros dias de vida, sempre dorme com o balanço do carro em movimento, o que não esperávamos era que ele se desse tão bem...
Parece mentira, mas quando paro no semáforo ele chora (risos) e depois que volta o movimento ele para de chorar. Só vendo pra crer.
Não fazemos trajetos longos ainda, até porque estamos evitando saídas devido ao seu sistema imunológico ainda estar se formando. Mas conseguimos ir passear na casa da vovó e da bisa.
No começo posso dizer que dirigir sozinha com ele, foi um desafio, por mais que eu tomasse todos os cuidados, morria de medo dele começar a chorar e eu não poder acudir. Ou que ele passe mal e eu não conseguisse ver, até porque o bebê conforto fica virado de costas para o banco do passageiro.
Hoje ainda tenho medo, principalmente de assaltos e batidas, pois mesmo a gente tomando o máximo de cuidado, sempre tem os domingueiros de plantão.
Aí vão alguns conselhos que fazem a diferença:
- Sempre deixe os itens de higiene, trocador, cobertor de fácil acesso. Vai que acontece aquele "cagão" no meio do caminho.
- Sempre tenha um guarda chuva no carro;
- Ande com o canguru dentro do carro, caso necessite estar com as mãos livres ele ajuda demais;
- Nunca leve o bebê no colo, adulto irá esmagá-lo com seu peso se houver um impacto;
- Sempre leve o bebê com o cinto de segurança! Nunca, mas nunca mesmo deixe ele sem!
- Não deixe objetos soltos dentro do carro. Eles podem ser lançados se acontecer uma colisão;
- Evite freadas bruscas. Elas podem afetar a região do pescoço do bebê;
- Pare o carro em local seguro se tiver que tirar o bebê da cadeirinha;
- Respeite as regras de trânsito. Seja cortês com os demais condutores. Brigas no trânsito podem levar à tragédias (troca de tiros, agressões físicas);
- Evite ir pra muito longe com o neném, porque você vai se apavorar;
- Se tiver ar condicionado no carro, ligue de vez em quando, pois a cadeirinha pode ser muito quente em dias de sol, devido o tecido da mesma;
- Também use um para-sol, ajuda muito, pois o bebê se irrita com o sol literalmente na "cara", além de fazer mal.
- Se o neném chorar compulsivamente, nada de pânico, coloque uma música pra ele ouvir (com o Henri dá certo!!!);
- Em caso de o neném não parar de chorar, pare em um lugar bem movimentado, e sem abrir a porta do carro e nem destravar (mantenha o carro ligado), passe para o banco de trás e amamente-o, às vezes é fome, sabiam???
- Jamais coloque adesivo "bebê a bordo", pode ser foco para sequestros.
Espero que as dicas tenham ajudado.
Uma ótima condução a todos!