1- Os primeiros meses são bem cansativos. Nosso corpo não está acostumado a acordar no meio da noite e isso realmente nos deixa muito cansadas! Você acordará a noite para amamentar e muitas vezes essas noites serão eternas… Acredite que vai passar! Você vai demorar para dormir como antes, talvez nunca mais,mas seu corpo vai se acostumar a acordar mais cedo do que antes e parece que não precisará mais de tantas horas de sono. Calma, vai passar!
2 – Curta intensamente cada momento do seu bebê. Muitas mães querem que passe a logo a fase do bebê para que ele comece logo a interagir, mas tente aproveitar cada fase pois passa tão rápido e é um tempo que nunca voltará. Seu bebê vai crescer em uma velocidade impressionante e você vai perceber isso também na quantidade de roupas que ele perderá, então, procure não comprar muitas coisas no enxoval.
3- Acredite no seu instinto materno. Depois que o bebê nasce, muitas pessoas vão querer palpitar sobre tudo: como dar banho, amamentação, rotina, roupinhas, comer, falar. Procure não dar ouvidos a todos esses palpites, pois isso realmente atrapalha muito nossos primeiros dias de mãe. Os livros e as pessoas ajudam e muito, eles nos trazem experiências que nos norteiam, mas em nenhum momento representam a sua realidade. 4- Escolha um pediatra que lhe transmita confiança. Nós, mães, apesar no nosso instinto materno, temos várias inseguranças e dúvidas nos primeiros meses do bebê, por isso é importante que você escolha um pediatra que você sinta confiança e que deixe você à vontade para ligar e perguntar tudo que quiser. 5- Crie uma rotina para o bebê. O bebê precisa sim de rotina! Tente criar uma rotina simples no início, colocando o mesmo horário para o banho, sonequinhas e hora de dormir. Isso gera confiança nele, o que faz com que fique mais calmo e menos irritado; 6- Mantenha um dialogo aberto e transparente com o pai do bebê. Cada pai se comporta de maneira diferente quando nasce o bebê, procure conversar bastante com seu parceiro para que vocês possam entender o que cada um está sentindo nessa nova fase. Tenha paciência e conversem muito sobre a nova rotina. Tente fazer ele participar o máximo possível. Nos dias de hoje o pai não é aquele que ajuda, mas sim aquele que participa! 7- Prepare-se para pagar a língua. Lembra quando julgou aquela amiga ou prima que teve filho antes de você, quando você não concordava com algo que ela fazia com o filho? Então, saiba que talvez você vá fazer algumas coisas iguais. Tudo aquilo que você falou que jamais faria quando fosse mãe, começará a fazer. 8- Tente registrar cada fase. Tire bastante foto e filme bastante seu filho! Lembre-se de colocar datas nas fotos e de anotar as primeiras conquistas e falas do bebê. É impressionante como esquecemos de tantas coisas fofas e importantes depois que eles crescem. E é uma delícia quando assistimos a um vídeo e conseguimos lembrar e reviver os primeiros meses de vida deles! 9- Não faça comparações Tente não se comparar com outras mães e não compare seus filhos com outras criancas! Cada criança tem sua estrela e seus talentos! Você verá que algumas começam a engatinhar com 7 meses e outras nunca engatinham e andam direto, então não entre nessa neura de comparações! 10- Suas prioridades vão mudar, e sua forma de pensar também. “Filhos nos fazem seres humanos melhores. O que um filho faz por você nenhuma outra experiência faz. Nada te modificará de forma tão permanente como um filho.”