Com a descoberta da alergia alimentar do Henri, me vi uma leitora de rótulos aplicada. Mas confesso que esse é um dos momentos mais difícil. Quase não existem opções para quem é alérgico a proteína do leite de vaca e a soja. Quando não tem leite, eles substituem por soja e assim vice-versa. Fica muito complicado.
Sem contar que grande parte dos produtos tem traços... esses traços acabam com a gente, porque percebi que até neles o Henri reage. O produto é manipulado em maquinários que passam outros. Ou seja, podemos chamar de contaminação cruzada no processo de produção. Isso mesmo! O produto é considerado contaminado.
Além da dificuldade de encontrar produtos adequados, percebi também que muitas marcas não descrevem o alerta indicativo de alergia.
Em meio a tantas dificuldades famílias se reuniram e criaram a Campanha: "POE NO RÓTULO", e com a parceria da PROTESTE Associação de Consumidores, criaram a cartilha de alergia alimentar.
Muitas empresas ainda estão se adaptando para adequar o rotulo de seus produtos. E por isso, é muito importante que antes de consumi-lo, ligar no SAC da empresa para saber se ele é realmente limpo. E este termo "LIMPO" - que ainda estou começando a me acostumar. é utilizado pelas mães para indicar que não tem indícios de alérgenos.
JUNTOS Pelo direito à informação, pela segurança dos consumidores, pelos direitos à saúde e à alimentação adequada, põe no rótulo!
Aqui o link da campanha e da cartilha.
http://www.poenorotulo.com.br/
http://poenorotulo.com.br/CartilhaAlergiaAlimentar_29AGO.