top of page
Foto do escritorPais do Henri

BCG


Hoje foi o dia em que notamos uma mudança na pele do braço do Henri. O local de aplicação da vacina BCG fez aquela espinha e ficou hiperemiada nas bordas. Demorou... mas apareceu. Agora resta torcer pra ela pegar e a cicatriz ficar. Porque a mamãe aqui teve que tomar depois de grande porque não fiz a marca. E por esse motivo sei o quanto incomoda esse processo, é uma coceira horrorosa!

Aqui vão algumas orientações para BREVE entendimento da vacina e informações para que a cicatrização seja perfeita, afinal a marquinha irá acompanhar para o resto da vida:

BCG é a sigla de Bacillus Calmette-Guérin, que é uma vacina contra a tuberculose, uma doença muito grave, transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.

Local de aplicação:

Região deltoide do braço direito, via intradérmica (embaixo da pele), que resulta numa elevação com aparência de casca de laranja, a qual desaparece logo após a aplicação (mais ou menos 8 horas).

Evolução:

Após mais ou menos 3 semanas o local começa a ficar vermelho e possivelmente formará uma feridinha (com ou sem pus), que poderá demorar até 3 meses para cicatrizar (ferida abre, aparenta cicatrizar, abre novamente...) e pode ocorrer coceira no local. A ferida poderá ficar até o tamanho de 01 cm de diâmetro, mas depois diminui e a cicatriz fica menor. NÃO deverá ser feito nada no local para acelerar a cicatrização (como passar pomadas, methiolate, colocar band-aid...).

Cuidados:

Lavar normalmente com água e sabonete na hora do banho e secar com a toalha limpa, sem esfregar, manter o bebê com roupa de tenha manga para proteger o local de poeira, insetos e para que a criança ou irmãozinhos não mecham no local, manter o bebê com unhas curtas, e evitar coçar.

ATENÇÃO:

Observar se aparecem gânglios (nódulos, ínguas) em baixo do bracinho direito ou próximo ao pescoço, é uma reação normal porém pouco frequente, se isso ocorrer, retorne com o bebê no local que fez a vacina. Se não houver nenhuma reação local, nem formar cicatriz em 6 meses, o bebê deverá ser avaliado pelo médico e voltar a revacinar.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page