Esta segunda, foi dia de vacinação (Meningococo C conjugada).
A vacina é utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, esta bactéria pode ser a causa de infecções graves, as vezes, ate fatais, como a meningite e a sepse.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção desses problemas e a vacina está incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Dentre as reações adversas locais descritos são: rubor, edema, endurecimento e hipersensibilidade e dor na região em que a vacina foi aplicada. Em crianças menores há relatos de febre, choro, irritabilidade, sonolência ou comprometimento do sono, anorexia, diarréia e vômitos.
Posso dizer que Henri apenas sentiu dorzinha leve na perninha (dei o tylenol baby 1 hora antes da vacinação), e dormiu a tarde toda no colinho, acho que mais por precaução minha.
Nosso pequeno animado foi e animado voltou da vacina. Tenho mantido o costume de conversar com ele sempre explicando o que iremos fazer. Como: "Hoje o Henri vai tomar vacina pra ficar forte e saudável", não se se compartilham da ideia, mas acredito que por mais que sejam apenas bebês seu desenvolvimento cognitivo deve ser estimulado sempre.
Ao entrar na sala, deitei ele na maca, e a auxiliar de enfermagem foi muito simpática, a aplicação foi feita rapidamente em ele apenas fez o seu biquinho de costume, mas não chorou, apenas resmungou e logo dei sua centopeia para ele ficar feliz, dando um sorrisão para a moça. Meu mocinho lindo!