Presenciar um descontrole das crianças diante de uma frustração chega a doer ou irritar nosso coração. Eles costumam ser 8 ou 80, e não existe meio termo no mundo infantil.
É tarefa para os pais, saber se colocar e trabalhar com as frases. É muito importante manter o controle emocional, uma vez que este pode determinar como seu filho irá se comportar no futuro.
Frases de efeito são ótimas, mas frases de carinho e que demonstram atenção ao acontecido, podem ajudar muito. mais...
- Estou aqui do seu lado;
- Estou vendo como você está aflito; - Eu queria que não fosse tão difícil, meu amor; - Vou ficar com você enquanto você está chateado; - Vou ficar aqui mesmo; - Você está em segurança; - Não há nada mais importante que estar com você agora; - Que pena, meu filho, que você perdeu seu ursinho / que seu amigo disse aquilo / que seu sorvete caiu no chão; - Estou te ouvindo, meu querido.
Evite rotular as emoções, desviar a atenção de seu filho daquilo que ele está sentindo ou resolver as coisas apelando para razão. E jamais fazer com que ele sinta vergonha na frente de outros, como por exemplo dar bronca ou usar aquelas frases "nossa que feio que você está " E não falar frases como "se você não parar com isso, vamos para casa".
Confesso que eu ainda não cheguei nesse nível de sabedoria, mas estou tentando. E tentar é como eu sempre comento com meus pacientes, "passinhos de formiguinha, coletam alimento para um formigueiro inteiro"
A maternidade não é simples, mas força, foco e fé nos levarão ao tão sonhado objetivo.