Henri sempre enxergou bem, como diz o Pedro, ele vê até fio de cabelo em superfície que não vemos nada.
Mas é sempre bom acompanhar...
Hoje fomos a consulta com o Dr Marcos, médico oftalmologista que me acompanha desde já tem uns 7 anos.
A começar antes da consulta, Henri já estava montando blocos coloridos...
Fiquei a imaginar como seria para fazer a avaliação, pois muitas de minha amigas me relataram que seus filhos tiveram que pingar colírios para dilatar a visão. E claro, já pensamos no desconforto que seria para ele.
Já o Dr disse ser bem simples, começaria mostrando algumas imagens bem próximas para que ele pudesse identifica-las. Mostrou um pássaro, mão, carro e por fim um menino no cavalo em tamanhos grandes.
Depois colocou o aparelho de visualização, aquele que parece um óculos gigante. Assim foi mostrando as imagens de diversos tamanhos e perguntava sempre o que era. Henri foi enxergando coisas cada vez menores num a distância bem considerável. Eu mesmo com óculos já não enxergava e ele continuava a falar o que via.
Por fim, as imagens já estavam em tamanho menor que um grão de arroz.
Questionei se iria dilatar a visão, e me informou que não seria necessário, pois ele atingiu todas as metas da avaliação e não apresentava sintomas que pudessem condizer a alguma doença para o quadro clínico.
Dr rindo me disse, "esse menino tem olhos de águia." Pode retornar com ele daqui a um ano, para continuarmos o acompanhamento.
É, graças a Deus Henri enxerga bem... e que a saúde de seus olhinhos continuem assim, fortes e lindos como devem ser.
Importante ter um acompanhamento, pois muitas crianças só descobrem ter algum déficit visual quando estão na fase escolar, o que atrasa tratamentos e faz com que a criança seja prejudicada.
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Já dizia o ditado!