top of page
Foto do escritorPais do Henri

Iniciando o desfralde


Durante muito tempo tentamos nos preparar para essa etapa na vida do Henri. Confesso que acho que essa era a parte que eu mais temíamos em fracassar.

Tinhamos receio de não dar conta dos xixis pela casa ou colchões molhados. Apesar de achar um processo muito natural.

Henri sempre nos avisava quando fazia xixi ou cocô na fralda. E tem horários certinhos como um reloginho britânico o que nos facilitaria demais, além de sempre nos acompanhar quando íamos ao banheiro e tinha curiosidade em sentar no vaso sanitário (uma vez pais, jamais sozinhos, nem por momento de necessidades fisiológicas) 😄

Tentamos em julho deste ano introduzir o assunto para que ele pudesse se familiarizar, mas o penico não foi um aliado, pois gostava de sentar lá. E o assento adaptável com peixinhos era uma distração gigantesca ao ponto de esquecer o que teria ido fazer e pra ajudar beliscava o bumbum.

Em novembro, vendo a melhor época para essa tentativa de desfralde, entre pesquisas e pedidos de ajuda a mamãe do grupo que participamos desde a época de alergia, Andressa (nossa querida amiga) nos deu a ideia do assento Familiar Soft da Astra.

Foi uma loucura. Botamos tanta fé e a mamãe saiu que nem louca a procura. Se pedido pela internet demoraria pra chegar precisávamos urgentemente dele para começar a adaptação. Muitas lojas físicas estavam sem estoque, mas encontramos na Copafer.


Colocamos imediatamente ao chegar em casa, e já sentamos o Henri, explicando pra que funcionava e como funcionava. E principalmente que este não iria beliscar seu bumbum ou machucar seus dedinhos para sentar.

A resposta foi positiva, mas na loucura da reforma em nosso apartamento, não foi possível dar conta.

Iniciamos novamente 17/12, apenas tirando a fralda do dia e o mantra da semana foram as inúmeras vezes que perguntamos:

"Quer fazer xixi?

Olha o xixi!

Não pode fazer na cueca."

Colocamos a imagem de um menininho sentado no vaso sanitário colada na parede para ilustrar que o Henri deveria fazer igual, pois fazer de pé não seria cogitado nesse momento. O pessoal da @fumira, desenvolve imagens maravilhosas para métodos de educação, super indicamos o site.


Imagem retirada do site https://www.fumira.jp/

Escapes aconteceram, tivemos xixi no chão, na cueca, no sofá ... Mas faz parte do aprendizado para ambos os lados. Um conselho muito bom é ter um estoque de cuecas, começamos com apenas 5 e para o desespero, usou todas em um único dia. Para nossa grande sorte, minha mãe deu várias cuecas de presente, e assim a família toda também. 😉

Nunca lavei tanta cueca na minha vida! É, a gente passa por cada novidade...

E por duas noites dormimos no colchonete na sala, pois o mocinho acabou indo dormir sem colocar a fralda noturna. Ou seja, as costas foram para o beleleu.

Nesta terça(25), comentamos com minha prima Juliana que fez pedagogia e trabalhou com crianças sobre a nossa saga, já que a noite e para sair colocávamos fralda.

Ela nos passou dicas ótimas.

- Tirar a fralda da noite em conjunto com a do dia;

- Colocar tapete higiênico na cadeirinha do carro.

Explicou que esse tira e põe de fralda, confunde a cabecinha das crianças. Em tentar entender quando pode ou não se fazer na fralda.

E que principalmente devido o Henri estar se comunicando bem, pedir não seria um problema, e por querer ficar sem fralda, pois começou a correr sempre quando era para colocar a noturna.

Muito animados, abolimos a fralda em casa, e compramos o tapete, desses que pets usam, e forramos na cadeirinha.


Não temos cachorro, mas temos um filho hahaha

Também compramos protetor de colchão impermeável e capa de travesseiro também no mesmo padrão.

Apenas 3 dias se passaram, mas já notamos resultados maravilhosos.

Henri está fazendo xixi e cocô no vaso sanitário. Pedindo na maioria das vezes, sem ter nossa interferência.

Levamos ao banheiro antes de dormir e ao acordar, não tendo nenhum escape noturno.

Os escapes durante o dia quase não ocorrem, ontem e hoje por exemplo, foram 2 vezes. Ah! As vezes começa a pingar e ele já corre falando: "Mamãe! Xixi, banheiro." Esta se acostumando também que "pum" nem sempre vem acompanhado com cocô.

De fato é um mundo muito novo pra gente. Mas tenho certeza que essa fase logo irá passar e vamos rir muito mais...

Nos desejem sorte! A saga desfralde continua!


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page