top of page
Foto do escritorPais do Henri

Cães tem alergias?


Em casa todos somos muito alérgicos, costumo dizer a nossos amigos que até nosso querido Buster também tem alergia e que ele veio a família certa.

Ele mora com meus pais, é um Lhasa Apso fofíssimo. Minha irma ganhou de presente quando era pequena e desde então nosso amiguinho faz parte de tudo.

Minha mãe e meu pai demandam de todos os cuidados dele, alimentação especial, itens de higiene, medicações para alergia, cuidados com o pelo e petshop. É triste demais quando ele apresenta alguma reação, seja ela de pele ou gastrointestinal. Com ele tudo tem que ser o mais neutro possível.

Lendo sobre o assunto quis compartilhar com vocês que nossos bichinhos também pode ter diversos tipos de alergia.

Alergia Alimentar ou hipersensibilidade Alimentar:

Carne, frango, soja, milho, trigo, glúten e corantes podem gerar coceira, infecções no ouvido e irritação no estômago, levando a vômitos ou diarreia. Desenvolver uma alimentação o mais natural possível pode dar alternativas de controle das reações.

Medicamentos:

Anestésicos, antibióticos e vacinas, além de remédios para pulgas e carrapatos. Os sintomas incluem inchaço em face, coceira e erupções na pele.

Produtos de limpeza:

Que vão desde o contato dos pelos e pele com a substancia até o inalar de sprays.

Pode causar dermatite atópica e problemas respiratórios.

Importante utilizar produtos líquidos, realizar um bom enxague e não deixar o animal no mesmo ambiente que a limpeza está sendo realizada.

O mesmo vale para produtos de higiene para lavar as roupas dos bichinhos e as roupas de cama e tapetes. Não exagere no amaciante.

Perfumes:

Isso mesmo, seu bichinho pode ser muito sensível ao seu perfume, desodorante e odorizadores de ambientes. Cuidado também com perfumes passados em petshop após o banho, muitos causam irritações oculares, deixando os olhos mais lacrimejantes e avermelhados. Limpe sempre com soro fisiológico.

Cigarro:

Já é comprovado que ele faz muito mal para nós humanos, e para esses bichinhos que tem o olfato mais aguçado é praticamente um veneno. Além de problemas respiratórios devido serem fumantes passivos, a toxina na mão de seus donos podem provocar coceira e inflamação na pele.

Caspa:

Ela desencadeia alergia e os sintomas incluem coceira e inflamações na pele, além de espirros e coriza.

Penas:

Espirros e corizas estão entre os maiores sintomas, mesmo que não aves na residencia o vento pode leva-las para o ambiente. Cuidado com fazendas e sítios.

Animais que dormem com seus donos podem desenvolver alergia a pena do travesseiro.

Pólen:

Das árvores, flores e ervas podem afetar a pele, orelhas e patas do cachorro, causando inflamações e coceira. Cuidado ao leva-lo em parques e locais abertos caso ele apresente essas reações.

Ácaros e pó:

Presentes em qualquer objeto ou superfície inanimada, provocam a dermatite atópica, coceiras, espirros, coriza e problemas respiratórios.

É muito importante manter o ambiente limpo.

Mofo:

Causa sérios problemas respiratórios para o animal.

Picada pulgas e carrapatos:

Podem desencadear dermatite alérgica, provocando coceira e irritações.

Ressalto que para fechar qualquer diagnóstico é muito importante levar o animal ao veterinário. Não medique sem consulta-lo!

Faça um diário de reações, observe seu melhor amigo! Ele merece seu cuidado e atenção.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page