Muitos pais tem me perguntado sobre a minha alimentação durante o período que se prosseguia na estabilização da alergia do Henri e na descoberta dos 50 alimentos restritos...
Resolvi repostar aqui o cardápio diário de reeducação alimentar da época, para que possam ter acesso de imediato. Muitos me questionaram se eu passava fome, devido o montante de restrições e o que eu fazia durante esse período. Confesso que não foi fácil, mas o grande ponto chave para a adaptação foi ir para a cozinha, cozinhar e comer tudo o que ele podia. Resumidamente, isso nos garantia o máximo de cuidado para não ter furos na dieta e principalmente acompanhar de camarote tudo o que pudesse faze-lo reagir ao introduzir novos alimentos.
Ressalto que ter um diário alimentar é a base de tudo. Nele podem ser descritos data, hora, marca, alimento, vacinas, remédios, reações do bebê ou criança (forma e aspecto do coco, quantidade de vômitos, entre outros...) e o que mais tiver de criatividade para escrever. Além deste diário feito em caderno simples, eu também tinha um diário de fotos. Imagens de reações guardadas em álbuns no celular.
Estes dois, em dias de consulta eram analisados pelo pediatra do nosso filho, que prontamente sentava e lia as páginas e via as fotos.
Este também era o meu delator, que me dedurava quando eu tinha algum furo. Fazíamos literalmente o papel de detetives ao ler e reler o caderno.
Tentei fazer um diário de forma eletrônica, mas não me adaptei e ter o caderno seria como ter um amigo para conversar, via ele como um diário desses de época de adolescência onde descrevemos nosso dia a dia e nossos segredos mais profundos.
Tenho eles até hoje, guardados com muito carinho para lembrar de nossa grande vitória. Tenho muito orgulho desses cadernos, pois eles mostram que com muita dedicação é possível se alcançar um bem maior.
Ah! Vocês irão notar que eu comia a todo tempo, meu segredinho para assim não ter fome (risos)
Post original de 07.09.2016
Este elaborado e aprimorado várias vezes, mas várias mesmo (risos)
É POSSÍVEL SIM TER UMA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL SEM ALERGENICOS!
HENRI MELHORA E EU FICO FELIZ DA VIDA!
Reeducação Alimentar: Camilla Água: 2 litros ao dia, no mínimo, sem contar os sucos e o gatorade. Desjejum: 6:00 ● Leite arroz, coco ou chá: 200ml ● Biscoito integral de arroz: 30 gramas (15 unidades), 1 disco de tapioca com geléia natural, 2 fatias de pão sem leite e sem ovos ou pão de queijo falso. ● Fruta: 1 unidade Lanche da Manhã: 9:00 e 11:00 ● Fruta: 1 unidade ou Suco natural: 1 copo. Ou salada de fruta. ● Micronutriente: 1 colher de semente de chia ou semente de linhaça dourada. Almoço: 13:30 ● Arroz, Macarrão de arroz, Lasanha, panqueca, batata recheada (para finais de semana), Mandioca ou Batata: 5 colheres de sopa ● Feijões (feijão, grão de bico): 4 colheres de sopa. ● Frango (sem fritar e sem gordura): 1 filé pequeno/ 2 colheres de sopa. ● Salada de legumes: 3 colheres de sopa ou Salada de folhas: a vontade. ● Líquido (chá, água de coco, Gatorade, suco de frutas) : 1 copo. Lanche da Tarde: 15:30 ● Leite de arroz, coco ou chá: 200ml ● Biscoito integral de arroz: 30 gramas (15 unidades) , 1 disco de tapioca, 1 pedaço pequeno de bolo caseiro ou bolo de caneca, 1 pedaço de torta caseira, 5 unidades de bolinho de chuva caseiro ou 6 unidades de bolacha caseira. Jantar: 18:00 ● Arroz, Macarrão de arroz, Lasanha, Panqueca, Mandioca ou Batata: 3 colheres de sopa, ou pizza caseira 2 pedaços ( para finais de semana) ● Feijões (feijão, grão de bico) 2 colheres de sopa. ● Frango (sem fritar e sem gordura): 1 filé pequeno/ 2 colheres de sopa. ● Salada de legumes: 3 colheres de sopa ou Salada de folhas: a vontade. ● Líquido (chá, água de coco, Gatorade, suco de frutas) : 1 copo. Ceia: 21:00 e 23:00 ● Leite de arroz, coco ou chá: 200ml ● Biscoito integral de arroz: 15 gramas (7.5 unidades) ou 1/2 disco de tapioca.